VEJAM NOSSAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS ABAIXO

VEJAM NOSSAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS ABAIXO

sábado, 19 de março de 2016

RN: Lei Seca.




Do G1RN - Uma blitz da Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (19) prendeu 7 pessoas e autuou outras 71 por estarem dirigindo sob efeito de álcool ou por outras infrações de trânsito. De acordo com o comandante da operação, capitão PM Styvenson Valentim, a maioria das pessoas presas e autuadas é turista. Os autuados tiveram as carteiras de motorista recolhidas; os presos foram levados para a delegacia de plantão da Zona Sul de Natal.
A blitz foi montada na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio, na Zona Sul. A ação foi realizada de 1h até as 5h30 deste sábado. "A maioria das pessoas flagradas dirigindo sob efeito de álcool é turista. Estou pensando em fazer uma campanha educativa no aeroporto e rodoviárias porque essas pessoas estão vindo desinformados, questionando que nos Estados de origem deles é diferente. Teve um condutor de Minas que disse que não sabemos trabalhar. Isso porque abordamos todos e causamos engarrafamento", falou o capitão.
Styvenson Valetim disse que outro condutor discutiu com ele mesmo estando alcoolizado e após ter estacionado o carro no acostamento. "Eu mesmo o abordei. Ele alegou que não iria fazer o teste do bafômetro por estar no acostamento. Não entregou chaves e documentos do veículo e ainda se alterou com nossa equipe. Esse senhor acabou preso".
O capitão também recebeu elogio. "Enquanto alguns ainda insistem em cometer infrações, há outros que são exemplo para a sociedade. Um senhor passou 20 minutos na fila da blitz em uma caminhonete de luxo, fez o teste do bafômetro, que indicou zero de álcool. Ele mostrou a carteira de desembargador federal e elogiou o nosso trabalho, que é para o bem da sociedade. São para pessoas como essa que trabalhamos", concluiu.

SAÚDE: Biólogo brasileiro ensina como nunca pegar dengue, chikungunya e zika vírus


Aedes_aegypti

O famoso mosquitinho chamado Aedes Aegypti, culpado por transmitir a dengue, chikungunya e o zika vírus, também conhecido como o pernilongo-rajado, é uma espécie de mosquito da família Culicidae com origem da África, e atualmente está distribuído por quase todo o mundo, geralmente e regiões tropicais e subtropicais. Esse maldito mosquito já está adaptado as zonas urbanas e quase sempre é encontrado em nossas casas se reproduzindo e colocando seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada. Conheça também a nossa matéria dos 7 fatos sobre o mosquito da dengue que vão te deixar preocupado.

As fêmeas são consideradas vector de doenças graves, como a dengue, febre amarela e chikungunua, e o controle de suas proliferações hoje é considerado assunto de saúde pública. Mas afinal, o que é preciso para afastar esses malditos mosquitos de nós, seres humanos? Existem algumas dicas que prometem deixar esse mosquito bem longe de nós e você vai descobrir agora. Fizemos também uma matéria sobre o que é a dengue e qual o risco de morrer da doença.

rimeiro queremos deixar claro que o que vamos explicar na matéria não foi reconhecido por médicos, é um conhecimento popular passado de pessoa a pessoa, mas o produto usado no tratamento não faz mal nenhum a saúde, portanto ninguém corre nenhum risco de vida ao fazer o que esse biólogo indicou. Os benefícios do própolis são reconhecidos no mundo inteiro, segundo o site da Lambertucci (Especialista em produtos apícolas) o biólogo Gilvan Barbosa Gama da cidade de Florianópolis disse que existe um tratamento natural para afastar o mosquito, e não envolve nenhum repelente artificial.

Ele descobriu que para evitar que o mosquito se aproxime, basta tomar diariamente algumas gotas de própolis. Alguns portais da internet estão dizendo que isso não foi divulgado porque não há interesse pelo fato do própolis ser barato e não enriquecer as indústrias farmacêuticas, pois elas ganham milhões com os remédios vendidos para amenizar os sintomas das doenças. Mas é claro que isso não passa de teoria da conspiração, a verdade é que por não ser nada cientificamente comprovado a mídia não pode sair divulgando, esse conhecimento popular ainda precisa de maiores estudos, assim como aquele chazinho de limão com mel que faz um bem danado para a gripe, mas que para os médicos não passa de placebo.

PERIGO: Reprodução humana está ameaçada por conta da exposição a produtos químicos tóxicos


agrotoxicos

Os aumentos dramáticos na exposição a produtos químicos tóxicos nas últimas quatro décadas estão ameaçando a saúde reprodutiva humana, de acordo com a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), a primeira organização mundial de saúde reprodutiva a tomar uma posição sobre a exposição humana a substâncias químicas tóxicas. O parecer foi escrito por ginecologistas, obstetras e cientistas dos EUA, Reino Unido e sociedades canadenses de profissionais de saúde reprodutiva, além da Organização Mundial de Saúde e da Universidade da Califórnia, nos EUA.

A FIGO representa obstetras de 125 países e emitiu a opinião no International Journal of Gynecology and Obstetrics, em 1º de outubro de 2015, pouco antes de um congresso, em Vancouver, no Canadá, onde mais de 7.000 médicos e cientistas vão explorar as tendências mundiais que envolvem a saúde da mulher. “Nós estamos afogando nosso mundo em produtos químicos não testados e inseguros, e o preço que estamos pagando, em termos de nossa saúde reprodutiva, é de grande preocupação”, disse Gian Carlo Di Renzo, MD, PhD, secretário honorário da FIGO e principal autor da opinião. De acordo com Di Renzo, os profissionais de saúde reprodutiva “testemunham em primeira mão o número crescente de problemas de saúde que seus pacientes enfrentam, e evitar a exposição a produtos químicos tóxicos pode reduzir essa carga sobre mulheres, crianças e famílias em todo o mundo”.

Nascimento após aborto, crescimento fetal restrito, malformações congênitas, neurodesenvolvimento prejudicado, aumento de câncer, déficits de atenção, comportamentos de TDAH e hiperatividade estão entre a lista dos péssimos resultados de saúde ligados a produtos químicos, como pesticidas, poluentes do ar, plásticos, solventes e semelhantes, de acordo com a opinião da FIGO.

A FIGO está dizendo que os médicos precisam fazer mais do que simplesmente aconselhar os doentes sobre os riscos para a saúde da exposição química”, disse Jeanne A. Conry, MD, PhD, coautora do parecer e ex-presidente do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, que emitiu um comunicado sobre produtos químicos e saúde reprodutiva em 2013. “Precisamos defender políticas que protejam os nossos pacientes e comunidades contra os perigos da exposição involuntária aos produtos químicos tóxicos”, acrescentou.

A fabricação de produtos químicos deve crescer mais rápido nos países em desenvolvimento nos próximos cinco anos, segundo a FIGO. Apenas nos EUA, mais de 13 mil quilos de produtos químicos por pessoa são fabricados ou importados, e, ainda assim, a grande maioria dessas substâncias químicas não foi testada.

Os produtos viajam o mundo através de acordos comerciais internacionais, tais como o Comércio Transatlântico e a Sociedade de Investimento entre a União Europeia e os Estados Unidos. Os grupos ambientais e de saúde têm criticado a proposta de acordo para enfraquecer os controles e regulamentos destinados a proteger as comunidades de produtos químicos tóxicos.

Segundo a Federação, o problema também é social. “A exposição a produtos químicos no ar, alimentos e água, afeta desproporcionalmente as pessoas pobres”, disse Linda Giudice, coautora do artigo da FIGO, ex-presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e presidente do departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas da Universidade da Califórnia. “Nos países em desenvolvimento, as infecções respiratórias inferiores possuem probabilidade dobrada de serem causadas por exposição a produtos químicos do que nos países desenvolvidos”, acrescentou.

A exposição a produtos químicos tóxicos ambientais está ligada a milhões de mortes e custa bilhões de dólares anualmente, de acordo com a opinião da FIGO, que cita os seguintes exemplos:

– Quase 4 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa da exposição à poluição do ar interior e exterior;
– O custo do envenenamento por pesticidas dos trabalhadores rurais na África subsaariana pode superar os 66 bilhões de dólares entre 2005 e 2020;
– Cuidados de saúde e outros custos decorrentes da exposição a desreguladores endócrinos na Europa são estimados em, no mínimo, 157 mil milhões de euros por ano;
– O custo das doenças infantis relacionadas a toxinas ambientais e poluentes no ar, alimentos, água, solo e comunidades, foi calculado em 76 bilhões de dólares, nos EUA, em 2008.

Dado o acúmulo de evidências de impactos adversos à saúde relacionados a substâncias químicas tóxicas, incluindo o potencial para provocar danos intergeracionais, a FIGO sabiamente propôs uma série de recomendações que os profissionais de saúde podem adotar para reduzir a carga de produtos químicos perigosos em pacientes e comunidades”, disse o presidente da FIGO, Sabaratnam Arulkumaran, que também é ex-presidente da Associação Médica Britânica.

A federação propõe que médicos, enfermeiras, parteiras e outros profissionais da saúde reprodutiva defendam políticas para prevenir a exposição a produtos químicos tóxicos ambientais, trabalhem para assegurar um sistema alimentar saudável para todos, façam parte dos cuidados sobre saúde ambiental e colaborem para a justiça ambiental.
[ Science Daily ] 

RORAIMA: Boa Vista adere ao ‘Hora do Planeta’ na luta contra o aquecimento global


Monumento ao Garimpeiro, no Centro Cívico de Boa Vista, registrado por Leandro Fagner  (Foto: Leandro Fagner/VC no G1)

Boa Vista aderiu ao movimento internacional ‘Hora do Planeta’, que busca mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global. Com isso, neste sábado (19), das 21h às 22h, três pontos turísticos da cidade terão as luzes apagadas. A ação ocorre em todo o mundo e o convite é aberto a toda população roraimense.
Os Monumentos aos Garimpeiros, dos Pioneiros e a Praça da Pirâmide, no Centro da capital, ficarão por uma hora sem iluminação devido à ‘Hora do Planeta’.
"Somos cientes do engajamento contra as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo. Buscamos sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar os recursos naturais, combatendo desperdícios e adotando hábitos sustentáveis que contribuam para a manutenção da vida na Terra", informou a Prefeitura.
Contribua com o 'Hora do Planeta'
Ajudar no movimento é simples. Na data e horário marcados, basta apagar as luzes da sua casa e reduzir o consumo de energia. Vale lembrar que isso é um ato simbólico. Contribuir com o planeta exige a adoção de hábitos diários que façam a diferença.
Desligar as luzes de ambientes que não estiverem em uso, diminuir o tempo da 'ducha' e tirar da tomada equipamentos que usam o modo "stand by" são maneiras de cooperar com o planeta.
Sobre o Movimento
Iniciado em 2007, em Sidney, Austrália, a ‘Hora do Planeta’ é uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Durante uma hora, pessoas, empresas, comunidades e governos são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate.
A ação é conhecida globalmente como ‘Earth Hour’ e reuniu 1 bilhão de pessoas em 2010. Ao todo, 125 países, mais de 3.400 cidades participaram do evento.


Do G1.com.br

SORTE: Apostador que acertar as seis dezenas pode comprar frota de 75 carros populares ou 10 imóveis de R$ 300 mil cada


Aposta simples da Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do País

A Caixa Econômica Federal entrega prêmio de R$ 3 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas da Mega-Sena, neste sábado (19, referente ao concurso 1.801.
Com o prêmio, o ganhador pode comprar 10 imóveis de R$ 300 mil cada ou ainda uma frota de 75 carros populares. Se resolver aplicar em uma caderneta de poupança, poderá receber mensalmente cerca de R$ 20 mil em rendimentos. 
A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) do sábado, em qualquer uma das casas lotéricas do País.

Como jogar
A Mega-Sena paga milhões para quem acertar seis dezenas. Também é possível ganhar prêmios ao acertar 4 ou 5 números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas. Para isso, é preciso marcar de 6 a 15 números do volante.
Divisão do prêmio
O prêmio bruto da Mega-Sena corresponde a 46% da arrecadação. Dessa porcentagem 35% são distribuídos entre os acertadores dos 6 números sorteados; 19% entre os acertadores de 5 números (Quina); 19% entre os acertadores de 4 números (Quadra); 22% ficam acumulados e distribuídos aos acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5; e 5% ficam acumulado para a primeira faixa (Sena) do último concurso do ano de final zero ou 5.
IG.com.br

RN: Vigilante derruba assaltantes e impede roubo a banco em Mossoró


Trio foi preso dentro do BNB de Mossoró após tentativa frustrada de roubo aos malotes da agência (Foto: José Nilson/Passando na Hora)


Três homens foram presos na tarde desta sexta-feira (18) ao tentarem roubar malotes do Banco do Nordeste, agência que fica no Centro da cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar. Um dos vigilantes se agarrou com os criminosos e derrubou dois deles. O terceiro foi preso em seguida, após ser identificado pelas imagens das câmeras de segurança.

Em contato com o G1, o sargento Valdo Caetano, do 2º Batalhão da PM, contou que os três homens entraram na agência desarmados. “Aconteceu por volta das 16h, quando a agência estava encerrando o atendimento. Naquele momento, os seguranças do banco estavam saindo com alguns malotes. Foi quando um dos assaltantes tentou tomar a arma de um dos vigilantes. O segurança, que estava esperto e percebeu a ação do bandido, conseguiu jogá-lo no chão. Um segundo ladrão foi pra cima, mas foi dominado e também jogado no chão. Na queda, um dos assaltantes cortou a cabela a bater no chão. Ele foi atendido e passa bem”, contou o policial.

Ainda de acordo com o PM, o terceiro suspeito foi preso minutos depois, quando a equipe de segurança analisou as imagens do circuito interno da agência. “Pelas imagens eles viram que havia um terceiro indivíduo, que também estava dentro do banco. Ele foi identificado e também foi preso”, acrescentou o sargento Valdo.

O policial disse ainda que um carro estava do lado de fora dando apoio ao trio, mas o motorista fugiu quando começou a confusão. A PM ainda fez buscas pela região, mas nenhum outro suspeito foi encontrado.
Fonte: G1 RN

POLÍTICA: Conselho da OAB decide apoiar pedido de impeachment de Dilma




O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu acompanhar o voto do relator e aderir ao pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff por 26 votos a 2. A maior parte das bancadas regionais da OAB votou unanimimente com o relator. Agora, caberá à diretoria do Conselho da Ordem definir a forma técnica de fazer o apoio, se será se juntando ao pedido em curso ou se entrarão com novo pedido de impedimento da presidenta. Não há prazo defido para tomar essa decisão.
“Este não é um momento de alegria. Nós gostariamos de estar aqui a comemorar o sucesso de um governo. Por isso, quero que fique claro que não estamos aqui a comemorar”, disse o presidente nacional da OAB,  Claudio Lamachia.
O presidente da OAB explicou que os conselheiros entenderam que há elemento jurídico para o impeachment. Segundo ele, pesaram vários elementos, entre eles a delação do senador Delcídio do Amaral (Sem Partido-MS), os grampos telefônicos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras provas coletadas na Operação Lava Jato. “A Ordem dos Advogados do Brasil não tomou uma decisão com base apenas em notícias de revistas e jornais, tomou a decisão com base em elementos técnicos, com base em provas que foram coletadas e que nos levaram a esta conclusão neste momento”, disse.
Alguns conselheiros chegaram a pedir a retirada do texto da parte que se refere aos grampos do ex-presidente, por considerar que há dúvidas sobre eventuais irregularidades relacionadas a eles. Entretanto, o relator explicou que eles, embora tenham contribuído para a conclusão a favor de que a OAB apoie o impeachment, não foram decisivos.
Grampos envolvendo advogados
Nesse contexto também, o conselho voltou a se queixar de grampos que envolveram advogados. “A OAB considera absolutamente ilegais as interceptações telefônicas de advogados com clientes. Nós vamos apurar isso também. Porque nós entendemos que temos que combater o crime, mas para isso não podemos cometer outro crime. A OAB vai apurar todas as interceptações que envolvam escritórios da advocacia ou advogados que tenham tido as suas conversas com seus clientes em algum momento interceptadas”, disse o presidente.
Lamachia também ressaltou a importância de que o pedido de impeachment seja resolvido com celeridade. Ele se declarou preocupado com o que vem acontecendo nas ruas, com partidários favoráveis e contrários ao governo promovendo manifestações cada vez maiores e, em alguns casos, até com enfrentamentos entre as duas partes.
“O que nós temos como preocupação é tudo isso que está acontecendo hoje, com manifestações dos dois lados, com os ânimos se acirrando muito. Nós entendemos que o Poder Judiciário tem que dar celeridade também a todos esses processos que têm sido noticiados. Todos os processos que envolvem desvios de recursos públicos, de corrupção, mas notadamente este precisa ter sim uma celeridade maior, porque a sociedade brasileira espera resposta, a sociedade vê hoje que nós chegarmos ao ápice de uma crise”, afirmou.
Na mesma reunião, os conselheiros da OAB decidiram também reforçar o repúdio a atitudes do Ministério Público e do próprio juiz Sérgio Moro que consideram terem violado o direito de defesa dos investigados da Operação Lava Jato. Eles criaram uma comissão que irá analisar cada caso e definir sobre as medidas judiciais cabíveis, inclusive com a possibilidade de representações no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público.
Análise adiada
Em novembro do ano passado, uma comissão da OAB avaliou que a reprovação das contas de 2014 do governo federal pelo Tribunal de Contas da União (TCU) não seria suficiente para apoiar o pedido de impeachment. De acordo com a comissão, por se tratar de práticas ocorridas em mandato anterior, as irregularidades nas contas não poderiam justificar o processo.
Ainda no ano passado o parecer da comissão foi submetido ao Conselho Federal da OAB, que decidiu adiar a análise, porque novos fatos estavam surgindo.  Hoje o processo foi retomado e Venâncio fez a leitura do relatório durante a reunião extraordinária do Conselho Pleno da OAB em Brasília.
A reunião extraordinária do conselho foi convocada pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia para decidir o posicionamento da Ordem com relação ao pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
Matéria atualizada às 22h27 para acréscimo de informações
* Colaborou Michèlle Canes

Terra.com.br


TERRORISMO: Bélgica captura terrorista ligado a ataques de Paris

Do G1.com.br

Salah Abdeslam, o fugitivo mais procurado pelos ataques de novembro em Paris, foi capturado pela polícia em uma operação nesta sexta-feira (18) no bairro de Molenbeeck, em Bruxelas. A operação continuou em andamento depois da captura de Abdeslam e duas explosões foram ouvidas no bairro.
Salah Abdeslam em foto não datada (Foto: Belgian Federal Police via AP)Salah Abdeslam em foto não datada
(Foto: Belgian Federal Police via AP)
"Pegamos ele", escreveu no Twitter Theo Francken, secretário de Estado da Bélgica para Asilo e Imigração, segundo a Reuters.
Fontes policiais disseram à agência France Presse que Abdeslam foi ferido em uma perna durante uma troca de tiros com as forças policiais. Segundo a emissora pública "RTBF", ele foi levado a um hospital da região de Bruxelas.

Outras duas pessoas teriam sido detidas nesta operação.

Um pouco mais cedo, uma fonte policial havia indicado que um homem tinha sido preso, um outro ferido e um terceiro encurralado na localidade de Molenbeek.

"Duas pessoas foram feridas" durante a ação em uma residência em Molenbeek, afirmou à AFP o prefeito da localidade, Françoise Schepmans. Uma pessoa tentou fugir durante a ação e foi atingida pela polícia no meio da rua, de acordo com uma outra autoridade de Molenbeek, citando testemunhas.
O primeiro-ministro belga, Charles Michel, deixou no início da tarde uma cúpula europeia com a Turquia em Bruxelas ao ser informado da operação. Ao final da cúpula, o presidente francês, François Hollande, dirigiu-se imediatamente ao gabinete do premiê.
Extradição
A França vai pedir a extradição de Abdeslam “o antes possível”, disse o presidente François Hollande, disse em uma entrevista coletiva. Ele disse que está convencido de que “a ordem de extradição será pedida rapidamente” e expressou confiança de que as autoridades belgas “responderão da maneira mais rápida possível”.
      
Mais cedo nesta sexta, procuradores afirmaram ter encontrado as impressões digitais de Abdeslam em um apartamento invadido pela polícia belga na terça-feira (15). No confronto, um argelino morreu e quatro policiais feridos. Duas pessoas conseguiram deixar o local durante a ação policial. As autoridades lançaram, então, uma importante operação na região.
Mohamed Belkaid, de 35 anos, que morreu na ação, seria Samir Bouzid, procurado por ter contribuído na organização dos ataques em Paris, de acordo com informações divulgadas pela procuradoria belga, citadas pela Reuters.
Possível organizador da logística
As autoridades acreditam que Abdeslam, de 26 anos, usou o apartamento como esconderijo após os atentados de novembro em Paris, reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico e que deixaram 130  mortos e centenas de feridos.
Abdeslam nasceu e morava na Bélgica, mas tinha nacionalidade francesa e origem marroquina. Os investigadores acreditam que ele foi o motorista de um Clio Renault preto que deixou três homens-bomba perto do Stade de France, em Saint Denis, um dos lugares atacados pelos terroristas.
Dois carros usados nos atentados e dois apartamentos nos quais os terroristas se hospedaram foram alugados em nome de Abdeslam. Abdeslam também foi apontado como o possível organizador da logística dos ataques.

Seu rastro foi perdido depois que conseguiu fugir de Paris no dia seguinte dos atentados com a ajuda de pessoas próximas. Ele chegou a ser parado em uma blitz em Cambrai, no norte da França, a caminho da Bélgica, mas foi liberado. Os homens que estavam com ele foram detidos posteriormente.

Não há informações precisas sobre o seu paradeiro após as 14 horas de 14 de novembro, quando foi deixado por seus cúmplices em Schaerbeek, outro bairro de Bruxelas. Uma grande operação para tentar prender Salah Abdeslam foi montada em Molenbeek três dias depois dos atentados em Paris, mas a polícia não obteve sucesso.

Um irmão de Salah também participou da série de atentados: Ibrahim Abdeslam, que morreu ao acionar o cinto com explosivos no bar Comptoir Voltaire. Um terceiro irmão, Mohamed Abdeslam, chegou a ser detido em Bruxelas, mas foi liberado após a comprovação de que ele não mantinha contato com Ibrahim e Salah. Ele pediu publicamente que o irmão foragido se entregasse à polícia.

Um outro suspeito ainda é procurado: Mohamed Abrini, de 30 anos, filmado em 11 de novembro em um posto de gasolina na estrada entre Paris e Bruxelas, juntamente com Salah Abdeslam.
Ajuda dos EUA
Logo após a notícia da captura do fugitivo, a Casa Branca divulgou que os Estados Unidos ajudaram a França e a Bélgica na operação e que essa ajuda continuará no futuro.
“Os EUA obviamente têm recursos e capacidades significativas, e temos usado isso para ajudar os franceses e os belgas nas investigações sobre o ataque e na manutenção da segurança em seus países”, disse o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest.
Policiais vigiam a entrada de uma escola durante operação de busca a terroristas no bairro de Molenbeek, em Bruxelas  (Foto: Geert Vanden Wijngaert/AP)Policiais vigiam a entrada de uma escola durante operação de busca a terroristas no bairro de Molenbeek, em Bruxelas (Foto: Geert Vanden Wijngaert/AP)
Polícia realiza operação de segurança em Molenbeek, um bairro de Bruxelas, na Bélgica (Foto: REUTERS/Francois Lenoir)



NOVO NAS REDES SOCIAIS: Papa vai estrear conta no Instagram neste sábado


Jovens fiéis tietam o Papa Francisco tentando tirar fotos e falar com o Pontífice na chegada dele à Praça de São Pedro, no Vaticano, onde realiza audiência semanal (Foto: Tony Gentile/Reuters)


O papa Francisco inaugura no sábado (19) sua conta no aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram, sob o nome de "Franciscus", aumentando assim sua presença nas redes sociais após o sucesso alcançado no Twitter.

O anúncio foi feito pelo monsenhor Dario Vigano, prefeito da poderosa Secretaria das Comunicações da Santa Sé. "O Instagram vai ajudar a contar o pontificado através de imagens, para que as pessoas compartilhem os gestos de ternura e misericórdia do papa Francisco", explicou Viganó.
O prelado, encarregado pelo papa argentino de modernizar e coordenar o sistema de comunicação do Vaticano, explicou que usarão fotos do jornal da Santa Sé, o Osservatore Romano, assim como vídeos, "dando prioridade aos detalhes, a esses aspectos que transmitem a mensagem de proximidade e inclusão que Francisco tem para todos", disse.
O papa escolheu a data do sábado, dia de São José e no qual se comemora o início oficial de seu pontificado, após três anos, quando celebrou a missa de entronização na basílica de São Pedro.
Estratégia de comunicação
A chegada do argentino Jorge Mario Bergoglio ao aplicativo mais usado pelas celebridades, que costumam publicar fotografias de sua vida privada, é um passo a mais na estratégia de comunicação do Vaticano.
Desde que foi eleito, Francisco se revelou um grande comunicador, graças a sua linguagem simples e direta, sua espontaneidade e seu estilo sóbrio e humilde.
Fazer o perfil do papa no Instagram foi uma ideia concretizada após o encontro, em 26 de fevereiro, entre o pontífice e Kevin Systrom, dono e fundador da rede social de fotografias.
"Falamos sobre o poder das imagens como uma ferramenta para unir as pessoas de todas as culturas e todos os idiomas", contou Francisco ao final do encontro com o jovem empresário americano.
Franquia da rede social Facebook, o Instagram conta com cerca de 400 milhões de usuários em todo o mundo.
A rede social Twitter, na qual o papa tem a conta "Pontifex" em vários idiomas, contava no final de dezembro com 320 milhões de membros.
A conta no Twitter foi aberta por Bento XVI em dezembro de 2012 e assumido pelo sucessor, obtendo um sucesso impressionante.
Mais de 30 milhões seguem o papa no Twitter, dos quais 8,8 milhões em inglês e 11,3 milhões em espanhol.
A igreja quer estar presente nas redes sociais para expressar sua mensagem de forma moderna, especialmente entre os jovens.


Do g1.com.br

SUPERAÇÃO: Famosos comentam vídeo de menina que comoveu a web: ‘Queremos mais’

Cantor Wesley Safadão comentou no vídeo de Lorena (Foto: Reprodução/Internet)

O vídeo da menina de Jaú (SP), de 12 anos, que comoveu a web após contar sobre sua vida e sua condição física superando um câncer, está ganhando fãs famosos da web e artistas, como o cantor Wesley Safadão, que comentaram no canal de Lorena Reginato e compartilharam o vídeo. 
“Está linda, Lorena! Já queremos mais vídeos! Eu já me inscrevi e já dei meu like!!! Que Deus te abençoe com muita saúde, paz e amor. Que você tenha uma excelente recuperação! Estou aqui”, diz o comentário do cantor.
A menina conquistou mais de 2,5 milhões de visualizações em quatro dias e está perto de realizar o sonho de chegar a um milhão de inscritos. Para isso ela tem o apoio de outros youtubers, como o ator Lucas Salles, que convidou seus seguidores para conhecer a menina.  “Vamos nos inscrever no canal da Lorena?”.
Famosos da web, como o youtuber Júlio Cocielo, que tem mais de 6 milhões de inscritos no seu canal, também ficaram fãs da menina. "Algo que eu admiro muito e levo como exemplo na vida são essas pessoas que deixam os problemas em segundo plano e vivem normalmente sorrindo", diz o comentário do youtuber.
Youtuber elogiou a menina (Foto: Reprodução/Internet)Youtuber elogiou a menina
(Foto: Reprodução/Internet)
Mas a pequena também se alegra em ser reconhecida na rua. “Na escola foi bem legal. Cheguei e o pessoal começou a tirar foto, pedir autógrafo. Sai para almoçar e já me reconheceram, vieram falar comigo. Pensei: Gente, eu já estou assim?”, brinca Lorena.Mesmo antes de sua popularidade na web, Lorena conta que já era reconhecida por seus amigos pela sua alegria mesmo com todos os problemas. “Me sinto muito bem, mesmo antes de fazer o vídeo, sempre falam para mim no hospital e em todo lugar, que eu sou uma inspiração”, conta.
O tumor, diagnosticado em 2015, afetou seus movimentos e sua fala. Lorena ainda está terminando o tratamento e ainda está careca, por isso batizou seu canal com o nome Careca TV. Com o primeiro vídeo, ela dá uma lição de vida. “Queria mostrar que tem muita gente que reclama sem motivo. Eu que podia ter morrido, nem estar aqui, estou feliz”, ensina Lorena.
O objetivo do canal será mostrar gameplays, como são chamados os vídeos em que o youtuber mostra o passo a passo de um jogo.

Do G1.com.br

COMOVENTE: Após câncer, menina realiza sonho de ter canal de vídeo e comove a web



“E aí pessoal, tudo bem? Meu nome é Lorena, tenho 12 anos e queria começar um canal [no Youtube] há muito tempo... Meu sonho sempre foi ter um canal de sucesso, e irei correr atrás desse sonho.” Foi dessa forma que a pequena Lorena Reginato fez sua estreia no Youtube, há dois dias. Mas a história dela é diferente da maioria dos meninos e meninas da sua idade que postam vídeos diariamente no Youtube. Moradora de Jaú (SP), Lorena se recupera de um câncer na cabeça do qual foi curada há pouco tempo. O vídeo onde ela conta um pouco dessa história tem causado comoção na internet. 
Doença de Lorena foi diagnosticada em 2015 (Foto: Arquivo pessoal)Doença de Lorena foi diagnosticada em 2015
(Foto: Arquivo pessoal)
Com muito bom humor, ela faz questão de falar sobre sua condição física, ao tirar da cabeça a touca do personagem Jake, do desenho "Hora da Aventura". "Eu sou careca – olha que careca linda – porque eu tive câncer, mas já não tenho mais, tá? Era um tumor, tirei tudo, tá tudo bem, já. Mas o tratamento ainda está acontecendo e logo logo eu termino", diz.
Lorena explica que a fala pausada e a voz fragilizada são decorrentes do tratamento da doença. "Por conta da cirurgia eu fiquei com a voz fina e falo um pouco lento, mas não liguem, tá? E às vezes eu dou umas tremidinhas, e tal, mas não liguem, isso é normal."
O tumor, diagnosticado em 2015, também afetou seus movimentos. "Eu ainda não estou andando, mas irei andar novamente. Só não sei quando, mas eu vou", garante.
O objetivo do canal, batizado de Careca TV, será mostrar gameplays, como são chamados os vídeos em que o youtuber mostra o passo a passo de um jogo.
Ela termina o vídeo com um singelo pedido. "Espero que vocês gostem. Já sabem, né? Deixa o 'like' embaixo, se inscreva se gostou e muito obrigada, tá? Um beijo”.
A sinceridade e força de vontade da pequena Lorena deram o resultado com que ela tanto sonhou. Em menos de dois dias o vídeo já foi visto quase 900 mil vezes e o canal está perto de ter 400 mil inscritos.


Do G1.com.br

POLÍTICA: Manifestações pró-governo levam milhares às ruas de todo o país

oi uma sexta-feira marcada pela mobilização de grupos pró-governo em todo o Brasil.
Pela manhã, enquanto a Polícia Militar retirava manifestantes contrários à presidente Dilma Rousseff da avenida Paulista, em São Paulo, atos a favor da presidente e em defesa da democracia começavam em Estados do Nordeste. Ao longo do dia, manifestações aconteceram nos 26 Estados e no Distrito Federal
A avenida Paulista, em São Paulorecebeu os manifestantes ao som de "Lula lá", jingle utilizado pela campanha do ex-presidente nas eleições de 1989. Cerca de 95 mil manifestantes estiveram na Paulista no pico da manifestação, às 18h45, segundo o Datafolha. A Polícia Militar estimou o número de presentes em 80 mil e os manifestantes avaliaram em 350 mil.
Pessoas carregavam cartazes hostilizando a Rede Globo, o governador Geraldo Alckmin e o juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato. O protesto começou pelas 15h e, ao longo da tarde, os manifestantes ocuparam os dois sentidos da Paulista em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). 
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Manifestantes pró-governo se concentram no vão livre do Masp, em São Paulo
Muito esperado ao longo do dia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na avenida por volta das 20h. Lula defendeu a democracia e a união dos brasileiros para superação da crise, e criticou aqueles que querem o impeachment da presidente Dilma Rousseff. "Quero que a gente aprenda a conviver de forma civilizada."

Em Brasília, cerca de 6.000 manifestantes, segundo a PM, se concentraram no Museu da República e, ao longo da noite, seguiram para o Congresso Nacional. Todas as faixas do Eixo Monumental foram bloqueadas para o ato. Na chegada dos manifestantes, a PM os revistou e diz ter encontrado facas e pedaços de pau. 
Ricardo Botelho/ Brazil Photo Press/ Estadão Conteúdo
Manifestantes pró-Dilma protestaram com bandeiras em frente ao Congresso Nacional
No ato do Rio de Janeiro, o clima foi de festa. Artistas, cantores e políticos se revezaram no palco montado na praça 15, no centro da cidade. O protesto foi descrito por um dos participantes como "uma ocupação cultural de posicionamento da esquerda" e conta com milhares de pessoas.
Os manifestantes lotaram a praça XV e ocuparam meia pista da avenida Antônio Carlos. Os organizadores estimam que 70 mil pessoas tenham participado do ato, a PM não divulgou números oficiais. 
Júlio César Guimarães/UOL
Os amigos Wania Guedes, Miguel Ferreira e Roberto Guimarães fazem críticas ao governo Dilma, e dizem ter ido a ato no Rio para defender a democracia
Em Belo Horizonte, os manifestantes pró-Dilma Rousseff saíram da sede do Incra-MG, onde passaram parte da manhã, e se encaminharam para a praça Afonso Arinos, local da concentração para o ato de apoio ao governo. O protesto terminou na praça Sete de Setembro por volta das 20h30. A PM estimou em 5 mil o número de participantes; a organização do ato disse que cerca de 20 mil pessoas participaram.
Em Maceió, o ato a favor do governo Dilma começou por volta das 8h. No final da manhã, o grupo caminhou até a Assembleia Legislativa, no centro da cidade. A organização do protesto afirma que 8 mil pessoas participaram da manifestação em defesa do governo. Segundo a PM, foram 450 os manifestantes. 
Oneide Andrade da Costa/Via Whatsapp
Manifestantes pró-governo caminham por Salvador (BA) carregando carrinhos de mão
Em Salvador, o protesto em defesa da democracia ocupou a praça do Campo Grande, no centro da capital. A manifestação seguiu em caminhada até a praça Castro Alves. O secretário estadual do Trabalho, Alvaro Gomes, e o deputado federal Daniel Almeida, ambos do PCdoB, defenderam a prisão de Moro por conta da divulgação das gravações entre Dilma e Lula. 
A Polícia Militar estimou em 60 mil o número de manifestantes. Segundo organizadores, 150 mil pessoas foram às ruas nesta sexta-feira.
Oneide Andrade da Costa/Via Whatsapp
Manifestantes pró-governo caminham por Salvador (BA) carregando carrinhos de mão
No centro do Recife, a caminhada começou por volta das 17h e terminou cerca de três horas depois na praça da Independência, no bairro de Santo Antônio. Grupos de maracatu, agremiações carnavalescas e até bonecos gigantes de Dilma e Lula acompanham o ato. Números da PM apontam que 15 mil pessoas participaram do ato desta sexta, mas a organização fala que 200 mil manifestantes foram às ruas da capital pernambucana.
Reprodução/Facebook/Toninho Miranda
A avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, ficou completamente tomada por manifestantes
Em João Pessoa, manifestantes tomaram a avenida Presidente Getúlio Vargas, em ato pró-Dilma. A estimativa dos organizadores é que 30 mil pessoas participam da manifestação. Segundo a PM, 20 mil foram às ruas. 
Em Natal, a manifestação pró-governo reuniu 17 mil pessoas, segundo estimativa da polícia. Já em Mossoró, a polícia calcula que 200 pessoas participaram do protesto.
Joserri Lucena/Via WhatsApp
Em Natal, 17 mil pessoas se manifestaram a favor do governo Dilma, segundo a PM
Em Fortaleza, o movimento Frente Brasil Popular realizou uma caminhada pelas ruas do centro em defesa da presidente Dilma. A concentração da caminhada ocorreu na Praça da Bandeira, de onde os manifestantes saíram até a Praça do Ferreira. A organização do ato informou que 80.000 pessoas participaram da manifestação. A Secretaria de Segurança Pública de Defesa Social contabilizou 5.000 pessoas
Em Florianópolis, cerca de 3,5 mil pessoas foram às ruas em defesa da democracia, segundo estimativa da PM. O grupo usava bandeiras vermelhas aos gritos de "não vai ter golpe".
Edu Andrade/ Fatopress/ Estadão Conteúdo
Organizadores estimam em 50 mil pessoas o número de participantes do ato pró-governo em Porto Alegre
Em Porto Alegre, 10 mil pessoas se reuniram em manifestação pró-governo, segundo a Brigada Militar. Os organizadores estimam em 50 mil pessoas os participantes. O ato contou com movimentos sociais e sindicalistas, além de servidores públicos que protestaram contra os atrasos de salário do governo estadual de José Ivo Sartori (PMDB).
Em Rondônia, manifestantes interditaram a BR-364, em Candeias do Jamari. O grupo, formado por cerca de 70 pessoas, carregava faixas e cartazes de apoio ao presidente Lula e fechou ambas as pistas da estrada, causando cerca de 10 km de congestionamento. Os manifestantes também exigiam compensações não cumpridas com a construção da usina hidrelétrica de Samuel. Uma colheitadeira foi queimada no ato, que se encerrou após quase seis horas de bloqueio.
Em Goiânia, manifestantes protestam a favor do governo Dilma na Praça Universitária, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Segundo a Polícia Militar, mil pessoas participam do ato.
Ricardo Lima/Futura Press/Estadão Conteúdo
Jovem ergue sinalizador durante protesto em defesa da democracia em Belém
Também foram registradas manifestações em Vitória (ES), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Belém (PA), Teresina (PI), São Luiz (MA), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT).
Também foram registrados atos pró-governo Dilma em outros países: Brasileiros foram às ruas em Berlim, na Alemanha, e em Paris, na França, onde manifestantes seguravam cartazes e uma faixa com os dizeres: "Golpe não! Ditadura nunca mais!".
Contra o governo
Na contramão das manifestações de apoio à presidente Dilma, delegados da Polícia Federal abraçaram prédios da PF em várias cidades do Paraná, pedindo por autonomia da instituição e em apoio aos "coordenadores e suas equipes da Operação Lava Jato".
Em Curitiba, Apucarana, Maringá e outras cidades do Paraná, foram realizadas manifestações contra a permanência de Dilma Rousseff na presidência e a nomeação de Lula para ministro da Casa Civil. Na capital paranaense, estudantes universitários realizaram um 'apitaço' e gritaram palavras de ordem contra Lula.
Cerca de 90 pessoas, entre eles desempregados e profissionais liberais, acampam desde a noite desta quinta-feira (17) na orla da praia de Ponta Verde, região nobre de Maceió, em frente à casa do senador Renan Calheiros, onde pedem a renúncia da presidente Dilma Rousseff.
Lydia Lara Francisquelli/Via Whatsapp
Barra do Garças (MT) recebeu protesto contra o governo Dilma nesta sexta-feira (18)
Segundo a PM, 400 pessoas se reuniram durante a manhã desta sexta-feira (18) em frente à prefeitura municipal de Blumenau, em Santa Catarina. O grupo pedia o impeachment da presidente Dilma.
Paulista aberta
Pela manhã, policiais dispararam jatos de água e bombas de gás para dispersar os manifestantes na avenida Paulista, em São Paulo, acampados no local desde a última quarta-feira (16).
Foi a primeira vez que a PM usou jato de água em grandes protestos. Em protestos recentes, a PM optou por métodos mais agressivos, como o uso de balas de borracha.
Após um movimento rápido dos policiais, a avenida foi desobstruída e o trânsito liberado na via. Ninguém foi preso. De acordo com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, "Houve a necessidade do uso progressivo da força para garantir a tranquilidade de todos à tarde", quando será realizada uma manifestação de grupos a favor da presidente Dilma.

Uol.com.br
***** ****
Clique no X para fechar!